sexta-feira, 29 de julho de 2011

Brownie

O brownie foi inventado nos Estados Unidos, mas é sensação no mundo inteiro. Caia em tentação e prepare rapidinho esta receita unânime.

Foto: Reprodução


Ingredientes

- 200 gramas de chocolate em barra meio amargo
- 4 ovos grandões
- 3 colheres de manteiga
- 2 colheres de essência de baunilha ou de amendoas
- 1 xicara de açucar cristal
- 6 colheres de farinha de trigo
- 3 colheres de chocolate em pó (Dois Frades Nestle)
- 1 pitadinha de fermento (1/2 colhe de café)
- 200 gramas de nozes em pedaços
- Meia barra de chocolate meio amargo picado em pedaços
 
Preparo

Ligue o forno em 180graus! Forre o fundo e as laterais de uma assadeira de aproximadamente 20 cm com papel manteiga. Peneire a farinha, o chocolate em pó e o fermento, reserve. Derreta o chocolate em barra no microondas, depois de derretido acrescente a manteiga, bata bem a mão mesmo e reserve. Bata na batedeira em velocidade alta os ovos e o açucar por 10 minutos!

Acrescente a baunilha e bata mais um pouco.  Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o chocolate derretido com a manteiga, bata um pouco para incorporar. Agora vá acrescentando a mistura de farinha com chocolate e fermento em colheradas com a batedeira ainda ligada. Bata um pouquinho só para incorporar tudo. Desligue a batedeira.

Acrescente as nozes picadas e com uma colher. Distribua a massa na assadeira. Jogue por cima o chocolate meio amargo picado grosseiramente. Não precisa jogar massa por cima, ele vai se incorporar enquanto assa.

Leve ao forno por 20 minutos! Fique de olho no forno. Pode ser que voce precise assar mais uns 5 ou 8 minutos mas fique de olho! Ao enfiar um garfo ele deve sair ainda umido e meio molhado da massa...que já vai estar assada, mas ainda molinha...é isso que vai fazer seu brownie ficar com aquela cara de "embatumado" que todo mundo ama!

Dicas

- Se voce quiser facilitar sua vida: asse o brownie em assadeiras descartaveis...tipo marmitas, depois voce pode até dar de presente! Fica lindoooooooooooo!
- Se voce usar uma assadeira convencional e quadrada ao colocar o papel manteiga, deixe uns 4cm de fora de cada lado, assim voce faz tipo "uma alça"  e fica bem facil retirar o bolo todo dali
- Para fixar o papel manteiga na assadeira eu costumo dar uma pincelada de manteiga na assadeira, assim o papel gruda melhor.
- O melhor é fazer o brownie de vespera e comer horas depois ou no dia seguinte, ele fica incrivelmente mais saboroso no dia seguinte, ai é so esquentar na hora de servir.
- Sirva o brownie com doce de leite ou com uma bola de sorvete de creme
- Voce pode embrulhar o brownie em tecido e dar de presente a alguem que voce gosta! É uma lembrança linda e original... 
 
Bom apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário